Home » História Yorkshire

Yorkshire - Origem e História

Yorkshire Terrier de frente Yorkshire Terrier, carinhosamente conhecido como "Yorkies", são grandes personalidades em pequeno porte. Estes membros do Toy Group dos Terriers são corajosos e determinados por natureza, dispostos de grande energia e senso de investigação. Possuem uma luxuososa pelagem em forma de casaco, com tons do azul-aço e castanho dourado. De acordo com as estatísticas de registro da ® AKC (AKC Dog Registration Statistics) é também uma das raças mais populares.

Olhando a história

Yorkshire é o nome de uma região ao norte da Inglaterra à qual parece ter sido a origem desta raça. No século XIX os Yorkshire Terriers eram usados principalmente para capturar pequenos roedores nas propriedades rurais, fábricas de tecidos e vestuário. Um fato interessante é que no início os Yorkieshires Terrier pertenciam à classe dos trabalhadores rurais e eram criados principalmente pelos tecelões, tanto que, devido a sua pelagem lisa e brilhante, era comum ocorrer comentários jocozos com respeito de onde seria tirada a matéria prima para os casacos de seda, que eram o produto final dos teares. Com o passar do tempo a raça deixou de ser utilizada em ambiente de trabalho para se tornar um animal de companhia para as famílias da alta sociedade na europa.

Os Yorkieshires se adaptão facilmente em todos os ambientes, e como animais de estimação são adequados para muitos lares modernos, especialmente em apartamentos. Devido ao seu pequeno tamanho requerem exercício limitado, mas precisam de interação diária com o seu dono. Sua pelagem longa requer escovação regular para manter o brilho e viço.

Filhote de Yorkshire Terrier, você sabia?

  • A Toy Group; AKC reconheceu o Yorkshire Terrier em 1885
  • Pode variar de peso, até 3,2 kgs.

Aparência Geral Imagem Yorkshire lateral

A pelagem longa e brilhante de seu casaco cai perfeitamente reta, cuja azul e castanho é partido na face da base da cabeça até à extremidade da cauda, pendendo uniformemente de cada lado do corpo. O corpo é elegante, compacto e bem proporcionado. Normalmente de cabeça erguida, o Yorkshire tem postura confiante e sua aparência é de vigor, confiânça e imponência. Pode variar de peso - com até 3.2Kgs.

Pelagem

A qualidade, textura e quantidade da pelagem é de primordial importância, devendo ser brilhante, fina e de textura sedosa, sendo que no corpo é moderadamente longa e perfeitamente lisa (não ondulada). A pelagem pode ser aparada para o comprimento do piso para facilidade nos movimentos e uma aparência mais limpa, se desejar. A pelagem na cabeça é longa, e pode ser amarrada com um laço no centro da cabeça, ou repartidos ao meio e amarrada como "maria chiquinha". Os pêlo no focinho costumam ser muito longos. Os pelos nas pontas das orelhas devem ser aparados, bem como nas patas para lhes dar uma aparência mais limpa e asseada.

Cabeça

As cabeças são pequenas mas proporcionais ao corpo sendo planas no topo, o focinho não pode ser muito longo. Tipos de mordedura em formato de tesoura é aceitável. O nariz precisa ser preto. Olhos de tamanho médio e não muito proeminente, de cor escura e brilhando com expressão acentuada e inteligente. Bordas ao redor dos olhos são escuras, com orelhas pequenas e em forma de V, eretas formando um conjunto não muito distante.

Corpo

Bem proporcionado e compacto. A traseira é bastante curta, em nível de linha para trás, com a altura do ombro a mesma que na traseira.

Pernas e Pés

As pernas dianteiras precisam ser retas, bem como os cotovelos que não devem ser voltados para dentro ou para fora.

Pernas Traseiras:

Quando olhadas por trás devem ser retas, mas os joelhos devem estar em ângulo moderado quando em vista lateral. Os pés são redondos com unhas pretas. Na presença de "quinto dedo" nas patas anteriores devem ser removidos, são também normalmente removidos os das pernas traseiras.

Cauda

Ancorada a um comprimento médio e portada ligeiramente superior ao nível das costas.

CoresYorkshire micro

Os filhotes nascem com a predominância das cores preto e castanho, normalmente mais escuros no corpo, mostrando uma mistura de pelagem nas cores preta e castanho dourado até que sejam mais adultos. A cor da pelagem do corpo, castanho dourado na cabeça e pernas, são de importância primordial em cães adultos. Os seguintes requisitos a seguir se aplicam a cor:

  • Azul: é um azul-aço escuro, não é um prata-azulado e não deve ser misturado com canela, bronze ou pelagem negra.
  • Castanho dourado ou Canela: Toda pelagem é castanho escuro mais na raiz do que no meio, com sombreamento mais claro nas pontas. Não deve haver nenhuma fuligem ou pelagem preta intercalada com alguns dos canelas.

Cor no corpo

O azul-aço se estende sobre o corpo da nuca à raiz da cauda. Ao se aproximar do fim da cauda a cor da pelagem vai escurecendo para um azul mais intenso e escuro.

Cor na Cabeça

A castanho dourado, na cor mais profunda nos lados da cabeça, nas raízes das orelhas e no focinho, com tonalidade castanho mais escuro nas orelhas. A tonalidade castanho escuro não deve se estender para trás do pescoço.

Tórax e pernas

A tonalidade castanho dourado não deve se estender acima do cotovelo nas pernas dianteiras nem acima do joelho nas pernas traseiras.

Peso

Não deve exceder 3,2 Kgs.

Desqualificações:

Qualquer cor sólida ou uma combinação de outras cores que não seja o azul e castanho dourado ou canela, como descrito acima. Não são toleradas quaisquer outras marcas brancas mais do que uma pequena mancha branca no antepeito que não exceda 1 cm em sua maior dimensão.